top of page

Como incentivar a leitura na Educação Básica?

  • Foto do escritor: William Amorim
    William Amorim
  • 22 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

É fundamental encontrar formas criativas e diferenciadas de incentivar a leitura na educação básica para assegurar o êxito do processo de ensino e aprendizagem. Além disso, esse estímulo é necessário para ajudar a reverter estatísticas alarmantes. Para se ter uma ideia do cenário atual, o Brasil perdeu, entre 2015 e 2019, 4,6 milhões de leitores. A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, reforça o desafio que as famílias e a escola têm com a formação de nossas crianças e adolescentes.

A leitura na educação básica, que deve ser aprimorada a partir das experiências prévias construídas em casa desde o início da primeira infância, será preponderante para que os estudantes desenvolvam habilidades de comunicação oral e escrita, essenciais para garantir relações sociais produtivas, intensificar a capacidade expressão e possibilitar uma melhor convivência em sociedade.

A leitura é uma ferramenta poderosa no processo de produção do conhecimento. É por meio dela que os estudantes desenvolvem habilidades que serão essenciais em todas as disciplinas e para a vida, como criatividade, memória, senso crítico e atenção. Graças à combinação de todas essas características, as crianças e os adolescentes desenvolvem a autoconfiança e se engajam nas atividades propostas no espaço escolar. O hábito de leitura também reforça positivamente a sensação de pertencimento.

Por essas razões, desde a Educação Infantil, é essencial que as escolas tenham um projeto de incentivo à leitura. O primeiro passo é se orientar pelas áreas de conhecimento especificadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A leitura, independentemente da disciplina, é primordial para a construção do saber. Dessa maneira, cabe aos professores e demais profissionais da educação o compromisso de buscar atividades que fortaleçam a reflexão, a análise crítica e o envolvimento com diversos tipos de linguagem.

Matéria completa em: SAE DIGITAL


Fonte: Sae Digital

 
 
 

Comentários


  • Instagram
  • Facebook

Colégio Santa Teresinha © 2026
CNPJ: 13.365.747/0001-95

Praça Vigário Cravo, nº 92
Boquim-SE

bottom of page