Autoestima e organização do estudante: a importância do apoio familiar
- William Amorim
- 28 de nov. de 2022
- 3 min de leitura

O apoio familiar é fundamental para a vida escolar dos alunos, a família é a principal referência de afetividade das crianças e jovens e o primeiro ambiente social que vivenciam.
É no ambiente familiar que elas adquirem as primeiras experiências de aprendizagem, com a orientação dos pais ou responsáveis, aprendem os primeiros passos, as primeiras palavras, as regras da casa e as experiências de interação e afeto.
Construir uma boa relação na primeira infância é fundamental para as crianças desenvolverem autoestima e habilidades de aprendizagem, que influenciarão a vida acadêmica.
O post de hoje propõe uma reflexão sobre a importância do apoio familiar na construção da autoestima dos alunos e como isso afeta seu desempenho escolar.
Qual o papel do apoio familiar na autoestima da criança?
O apoio familiar contribui diretamente com o desenvolvimento da autoestima das crianças e jovens, sentimento essencial em todas as áreas da vida humana, inclusive na vida escolar.
A autoestima refere-se ao sentimento de valor que uma pessoa tem por si própria, o qual define a sua autoimagem e valida os próprios pensamentos e comportamentos, ou seja, é a avaliação que fazemos de nós mesmos — positiva ou negativa.
Caracteriza-se pela maneira como a pessoa enxerga a si mesma, considerando seu valor, suas qualidades, suas capacidades e realizações, sua adequação ao meio em que vive, muitas vezes a partir da comparação com seus semelhantes.
A autoestima ajuda o indivíduo a ter confiança em si mesmo, acreditar que é capaz de realizar suas atividades corretamente, sentir-se amado e motivado para alcançar seu potencial.
Ela é construída desde a infância e sofre grande influência do apoio familiar para ser desenvolvida positivamente e ajudar as crianças a se tornarem confiantes, terem uma autoimagem positiva, saberem lidar com as próprias emoções e se autoconhecerem.
A BNCC, inclusive, ressalta a importância do autoconhecimento para a aprendizagem, conforme define nas competências gerais:
“Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas” (BNCC, 2018, p. 9).
Para isso, o apoio familiar está em orientar as crianças nas atividades que realizam, ensinar como proceder, acompanhar seu desenvolvimento, corrigir com afeto, elogiar suas conquistas e reconhecer seus esforços e evolução.
Familiares que não ensinam com afeto, que desvalorizam as realizações das crianças e as criticam frequentemente, passam a mensagem de que ela não é boa o suficiente e faz tudo errado.
Essas atitudes desencadeiam uma autoimagem negativa, deixando a criança insegura e desmotivada, uma vez que nada que faz é digno de valor, comprometendo seu desenvolvimento saudável.
Os familiares são a primeira referência da criança, como dissemos anteriormente, por isso precisam dessa validação para saber se estão agindo corretamente e agradando.
Ao passo em que os familiares elogiam e reconhecem os feitos da criança, ela entende que tem valor e qualidades, sentindo-se motivada a continuar explorando e realizando suas atividades, inclusive as escolares.
Outro ponto importante do apoio familiar para o desenvolvimento de uma autoestima positiva das crianças é a afetividade, quando são ensinadas com amor, até uma crítica é bem interpretada, entendida como uma orientação para melhorar e não como uma ofensa.
As trocas de afeto na primeira infância são as primeiras relações de uma criança e a maneira com que essas relações são cultivadas as ensinam a interagir, a se comunicar e a desenvolver autoestima.
A personalidade ainda está em formação na infância, por isso as crianças são mais flexíveis para aprender novas maneiras de ser, desde que sejam orientadas da maneira adequada.
O indivíduo se autoavalia conforme os sentimentos e pensamentos absorvidos durante o processo de formação de sua identidade na infância, ou seja, quando a família elogia, dá atenção e afeto, a criança entende que é amada e apreciada.
Ter o apoio familiar gera maior segurança nas crianças, pois elas sabem que sempre terão acolhimento e ajuda quando precisarem e podem se expressar e compartilhar seus sentimentos, bases fundamentais para a autoestima e o autovalor.
A família é responsável por ensinar valores e princípios que orientam todas as esferas da vida, bem como proporcionar afeto, cuidados e suporte, gerando segurança para a criança.
Matéria completa em: SAE Digital
Fonte: SAE Digital



Comentários